Crescimento de empresas: quais os principais gargalos em PMEs?

Os desafios que as PMEs enfrentam ao buscar seu crescimento

Ao longo de seu processo de desenvolvimento, a organização certamente pode encontrar dificuldades. A escassez de recursos e o acúmulo de funções são aspectos bastante corriqueiros nas PMEs da atualidade.

Exigências da legislação
Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país extremamente burocrático. Nesse âmbito, uma das principais queixas dos empresários diz respeito à dificuldade de conseguir crédito para financiamento.
Outro ponto bastante sensível às PMEs diz respeito às obrigações trabalhistas, que geram uma alta carga tributária que pode impedir que a equipe se expanda com qualidade.

Controle financeiro falho ou impreciso
Negligenciar a importância do monitoramento gerencial ou ignorar a relevância do acompanhamento de indicadores (como fluxo de caixa, por exemplo) é fadar o negócio ao fracasso. Controles financeiros consistentes e críveis são essenciais à perenidade da empresa.

Dificuldades para inovar
Em um mercado dinâmico, que está em constante evolução, o investimento em inovação precisa ser prioritário. Adote uma postura proativa em relação às inovações que você pode proporcionar ao mercado, buscando oferecer continuamente as melhores soluções em produtos e serviços aos seus clientes. A inovação é certamente um dos catalisadores do crescimento de empresas.



Tire suas dúvidas fale conosco agora mesmo.



TESTE GRÁTIS
× WhatsApp