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Inovar na sua empresa – 8 sugestões de sucesso

Inovar na sua empresa e fazer a diferença. Ninguém precisa ser um poço de ideias para empreender. Mas ser inovador implica mais em estar atento ao que acontece ao seu redor do que ter criatividade.

Então estar de ouvidos atentos ao que dizem os colaboradores vai ajudar a inovar, saber dos pedidos dos clientes e as dicas dos fornecedores é fundamental, porque uma boa sugestão pode vir de qualquer lado.

Liderança
Qualquer iniciativa começa pela direção da empresa. Então sem o estímulo e o exemplo do líder, dificilmente se cria um ambiente propício para a inovação. 

Mas ainda para inovar com boas ideias em oportunidades de negócio é importante criar um ambiente propicio para isso. 

Rede de relacionamento para inovar
Uma empresa não vive isolada. Então para empreender é muito importante criar e manter relacionamentos saudáveis. Podem ser com parceiros, fornecedores, clientes, vizinhança, investidores. 

Mas eventualmente, alguém dessa rede percebe movimentos de mercado que podem ser benéficos para a empresa, já que muitas vezes a empresa fica concentrada em seus processos. Então, para inovar na sua empresa você deve procurar novas maneiras de reforçar os laços pode ser uma boa ideia.

Capacitação para empreender
Investir na equipe não pode e nem deve ser considerado um custo, mas sim uma oportunidade para ampliar a capacidade de usar melhor os recursos da empresa e então desenvolver produtos e serviços diferentes.

Implantar um bom curso de capacitação é uma ótima maneira para fazer a diferença, inovar e incentivar outras inovações.

Comunicação interna 
O empresário deve se esforçar e estimular um ambiente de comunicação acessível para inovar na sua empresa.

E é importante então, se comunicar de forma organizada e transparente para empreender, mas preservando o sigilo e a proteção das informações críticas da empresa. Murais, intranet, jornais internos, blogs corporativos são boas possibilidades.

Comunicação externa
Da mesma maneira, a forma de se comunicar com o mercado está muito mais dinâmica do que há algum tempo.

Dependendo do negócio, então é importante investir em novos canais diferentes e se comunicar de forma simultânea. Mas observe, o formato da comunicação deve ser flexível e estimular a interação com o público.

Concorrência
Procure saber o que a concorrência está fazendo. Então se possível, visite seu concorrente, avalie seus produtos, preços, promoções, atendimento, etc.

É sempre importante saber o que o seu mercado está fazendo, as mudanças e onde residem seus diferenciais.

Ouça seus clientes para fazer a diferença
Essa é a fonte de informação mais barata e importante que existe, no entanto, nem sempre é utilizada pelas empresas.

Criar ferramentas que melhorem essa interação pode lhe fornecer boas ideias de oportunidades de negócio para a empresa.

Reconhecimento
Você deve valorizar o esforço pessoal e em equipe, estabelecer objetivos claros e determinar formas de mensuração porque é fundamental. As recompensas podem ser financeiras ou então podem vir na forma de presentes, placas, troféus, folgas ou até comunicações públicas.

O importante então  é que as recompensas estejam atreladas à criação e geração de oportunidades de inovação para serem desenvolvidas pela empresa.

Supere qualquer barreira para o crescimento do seu negócio.

PROGETEC

A PROGETEC tem sua sede situada em Belo Horizonte há mais de 12 anos. Desenvolvemos um software com alta capacidade de customização para que nossas ferramentas trabalhem da maneira que seu empreendimento necessita.

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